O que é Apologética?

“Apologética significa nunca ter que se desculpar.”

“Apologética significa nunca ter que se desculpar.” E, se praticada corretamente, isto é realmente o que apologética quer dizer. Quantos de nós fomos perguntados numa conversa “Olha, por que vocês adoram Maria e os santos? E por que vocês não gostam de homossexuais? E quando vocês vão permitir que mulheres sejam ordenadas?” e tivemos que responder com um sorriso sem vergonha, “Me desculpa – acho que não sei te responder isso.”

Apologética é, resumidamente, a defesa de um determinado ponto de vista através de evidências e um debate racional. Popularmente, apologética tornou-se a referência à defesa de uma doutrina religiosa, conjunto de doutrinas ou religião. Quem pratica a apologética chama-se apologista.

A apologética está relacionada à catequese (que é o ensino) e evangelização (que é converter pessoas a uma determinada religião), e acaba havendo muita coincidência entre as três. O apologista católico eventualmente se verá ministrando catequese ou evangelizando quando ele envolve-se na apologética. A apologética pura assume que a pessoa que escuta já sabe quais são os ensinamentos da Igreja, mas nem sempre este é o caso. É muito importante assegurar-se de que a pessoa a que se fala tem consciência do que a Igreja realmente ensina.

Entretanto, apologética não se aplica somente a não-católicos. Há muitos católicos hoje (ditos “não-praticantes”) que, infelizmente, não seguem ou concordam com o que a Igreja ensina (mais frequentemente em relação à contracepção, ao aborto e moral sexual, além da recepção da Eucaristia). O apologista católico deve estar preparado para defender a Igreja de ataques internos e externos.

A apologética difere-se da evangelização enquanto aquela é a defesa de um ensinamento que está sendo atacado, e esta é a promoção de um ensinamento em questão. Apologética, na essência, é a evangelização em terras hostis.

Texto: tradução e adaptação dos textos introdutórios do curso Basic Training: Apologetics (Treinamento Básico: Apologética), do site ChurchMilitant.com.
Imagem: Santo Agostinho refutando as heresias (simbolizada na forma de um demônio) com a espada da Fé e as Sagradas Escrituras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s